Neste sábado (18), acontece o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica na cidade de Aracatu, e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária é que durante o dia de mobilização uma maior quantidade de animais, entre cães e gatos, sejam vacinados em toda a cidade. A meta é imunizar 100% da população de cães e gatos do município até o final da campanha, em 21 de setembro.
Estão aptos a receber a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto). Nem devem ser vacinados animais em período de cio ou amamentando, nem animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e que estejam tomando antibiótico. Posteriormente, com uma melhora no quadro de saúde, as pessoas devem procurar a secretaria de saúde de seu município para vacinar seus animais.
Por conta da pandemia do Covid-19, só serão imunizados os animais cujos donos ou tutores estejam com máscaras de proteção facial. Na hora da vacinação, é necessário que os cães estejam usando coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas, é necessário também que o animal não esteja estressado e no caso de ser agressivo, o mesmo deve estar usando focinheira.
PONTOS DE VACINAÇÃO
1) Secretaria de Saúde (centro);
2) Escola Municipal Vital (Alto Maron);
3) USF Januário (Rua Nova).
SOBRE A DOENÇA
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.
Fonte: Ascom / Aracatu