PREFEITURA DE ARACATU CRIA O PROGRAMA SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Aracatu realizou na manhã desta última terça-feira (8) o lançamento do Programa Saúde Mental na Educação, por meio do programa disponibilizará serviço de atendimento psicológico aos professores e alunos da rede municipal durante a pandemia do coronavírus. O programa tem a proposta de prevenir, promover e reabilitar a saúde mental daqueles que estão inseridos no ambiente escolar.
O lançamento do programa aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação da Prefeita de Aracatu, Braulina Lima, do Secretário de Educação, o professor Deusdete Meira, do Vereador, Flores Barbosa, dos profissionais que trabalham na secretaria e da nova psicóloga, Dalvani França Magalhães.
Na abertura do Programa, a Prefeita Braulina falou sobre os efeitos da pandemia no ambiente escolar e destacou a importância da implementação de políticas públicas de saúde mental voltado para a educação. “Precisamos dar maior atenção aos profissionais de educação e também aos nossos estudantes, pois eles estão sendo impactados demais com a pandemia. Desta forma, criamos o Programa Saúde Mental na Educação para trazer um olhar especial para os nossos docentes e discentes.” ressaltou a prefeita.
Em seguida, o Secretário de Educação, Deusdete Meira, disse que existe um número considerado de professores e alunos que tem apresentado ansiedade diante dos impactos da pandemia. “Tanto crianças como adultos estão enfrentando dificuldades com a mudança na rotina escolar, e com isso tem alterado o comportamento, afetando, inclusive, o processo de ensino aprendizagem,” relatou o secretário.
Depois que a prefeita e o secretário falaram, a Psicóloga Dalvani, na oportunidade, realizou uma palestra que abordou os seguintes pontos: o momento de acolhimento; a importância do autocuidado no fazer de cada colaborador da secretaria de educação; e os fatores de riscos e fatores protetivos quanto aos impactos da pandemia na saúde mental dos professores e alunos.
No período vespertino, o secretário Deusdete realizou outra reunião com os supervisores, psicopedagogas e a nova psicóloga para fazerem um levantamento detalhado de toda a situação com verificação de dados das demandas e, consequentemente realizar as melhores estratégias para o enfrentamento do problema que existe no cenário atual nas escolas municipais de Aracatu.
Em breve a Secretaria de Educação do Município estará emitindo uma nota explicativa para cada escola detalhando como funcionará o Programa.
Fonte: Ascom – Aracatu