PREFEITA DE ARACATU PARTICIPOU EM VITÓRIA DA CONQUISTA DO LANÇAMENTO DA FRENTE INTEGRA SUDOESTE

A prefeita Braulina Lima, o vice-prefeito, Wilber Aguiar, os vereadores Marlúcio Rocha e Flores Barbosa participaram na tarde desta sexta-feira (30), no Auditório do Cemae, em Vitória da Conquista, do lançamento da Frente Integra Sudoeste.

Prefeitos de 22 municípios da região estiveram presentes no encontro, que contou com a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é o gestor municipal de Jequié.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região. Assista a programação no link: https://bit.ly/3lmeqvw

Nilo e Sheila chegaram à conclusão de que, ao invés de procurarem encaminhar suas próprias agendas ou partirem isoladamente para buscar recursos federais e possíveis investimentos privados, seria muito mais produtivo capitanear um movimento que juntasse outros gestores em torno das pautas, o que proporcionaria mais força na hora de apresentar os pleitos.

Entre os exemplos de projetos e investimentos que Sheila Lemos e Nilo Coelho apontam como capazes de alavancar o desenvolvimento comum da região incluem-se a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).

Fontes: Ascom/Aracatu via Ascom/Vitória da Conquista