FORMAÇÃO DA DUPLA GESTORA DESTACA COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM EFETIVA EM ARACATU

A Secretaria Municipal de Educação de Aracatu deu início à FORMAÇÃO DA DUPLA GESTORA 2024 nos últimos dias 30 e 31 de janeiro, promovendo uma jornada pedagógica intensiva com o objetivo de fortalecer o compromisso com a aprendizagem efetiva dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O tema central do evento, “DUPLA GESTORA a serviço da aprendizagem efetiva”, pautou discussões sobre metas, estratégias e ações para assegurar o direito de aprender dos estudantes, consolidando um planejamento coletivo que visa promover uma educação de qualidade. A reflexão sobre a importância do papel desempenhado pela DUPLA GESTORA como fator impactante na aprendizagem efetiva dos alunos foi destacada durante toda a formação.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo Secretário de Educação, Deusdete Meira, que ressaltou a relevância do evento para o aprimoramento contínuo da educação no município. A equipe da Secretaria Municipal de Educação, composta pela Coordenadora Pedagógica Geral Heloísa Aguiar e pelo Núcleo Pedagógico, liderado por Ana Paula dos Anjos Silva (Ed. Infantil), Cristiane Landim Marinho Correia (Ensino Fundamental I) e Cíntia de Souza Teixeira Matos (Ensino Fundamental II), conduziu o primeiro dia da formação.

O evento contou com uma programação diversificada, que incluiu dinâmicas, exploração e reflexão sobre o tema proposto, além da apresentação de resultados da SABE (Sistema de Avaliação da Educação Básica), alinhamento de rede e planejamento coletivo.

No segundo dia, a formação recebeu profissionais referenciais convidados, enriquecendo ainda mais as discussões. Marcolino Sampaio, Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari e Mestre em Teologia e Educação: Infância e Juventude pela UFRGS/EST, contribuiu com conhecimentos técnicos pedagógicos e gestão escolar. A psicóloga e pedagoga Marcela Trindade abordou o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, além de discutir sobre relacionamento.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso de Aracatu com a constante melhoria da qualidade da educação, promovendo o desenvolvimento profissional da equipe gestora e consolidando práticas pedagógicas eficazes para potencializar a aprendizagem dos alunos.

Fonte: Ascom/PMA