FESTA DE REIS EM ARACATU: TRADIÇÃO RELIGIOSA, CULTURA POPULAR E PARCERIA GOVERNAMENTAL BRILHAM NA CELEBRAÇÃO DE 2024

No último dia 5 de janeiro, Aracatu celebrou uma das festas mais cativantes e religiosas do país, a Festa de Reis. Essa tradição, enraizada no catolicismo e entrelaçada nas celebrações folclóricas brasileiras, representa a jornada dos três reis magos em busca do menino Jesus.

A festividade, que já se tornou um marco no calendário cultural de Aracatu, ganhou destaque especial em 2024. As celebrações iniciaram na noite do dia 5 e se prolongaram até a madrugada do dia 6 de janeiro, no Arraiá do Gererê, onde 14 grupos de Reisado encantaram o público com suas apresentações.

Os participantes, compostos por moradores dos bairros e comunidades locais, não só cantaram e dançaram, mas também realizaram pedidos de prendas e proferiram louvações. Em um gesto de reconhecimento, todos os grupos envolvidos foram agraciados com um prêmio de 1 mil reais.

Um elemento crucial para o sucesso desse evento foi a parceria efetiva entre a Superintendência de Fomento ao Turismo, vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), e a Prefeitura local. Graças a essa colaboração, formalizada com o apoio do Governo do Estado, a festa de Reis ganhou força, consolidando-se como um importante veículo de celebração da tradição local.

Além das emocionantes apresentações de Reis, a festa contou com a participação especial de atrações musicais. Os talentos de Jô Almeida, Kal Firmino, Rasta Chinela e Os Paradas complementaram a atmosfera festiva, proporcionando momentos memoráveis aos presentes.

Essa união de tradição, cultura e apoio governamental do município e do estado iluminou a noite de Aracatu, demonstrando como a Folia de Reis continua a ser um elo vibrante entre passado e presente, enriquecendo a identidade cultural da região.

Fonte: Ascom/PMA

Leave a comment