DIGA NÃO A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Hoje, 3 de Julho, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Nesta data, em 1951, foi aprovada a Lei Afonso Arinos, que determinou como infração penal o preconceito por raça ou cor. Depois de 70 anos da aprovação desta lei, infelizmente, os negros ainda lideram com folga os índices de vítimas de violência, assassinatos e desigualdade salarial.

COMO IDENTIFICAR UMA DISCRIMINAÇÃO?

É comum a prática racista camuflar-se em situações cotidianas ou formas de brincadeira. A pessoa racista age de maneira preconceituosa, mas não admite seu preconceito. Estando ou não evidente, a vítima tem o direito de denunciar qualquer forma de ultraje, constrangimento e humilhação. Arraste para o lado e confira neste post os cinco exemplos mais comuns de comentários racistas.

COMO AGIR EM CASOS DE DISCRIMINAÇÃO?

Procure a autoridade policial mais próxima e registre a ocorrência. Conte a história com o máximo de detalhes que lembrar e forneça os nomes e contatos das testemunhas. Solicite ao policial civil para incluir na queixa que deseja que o agressor seja processado.

PARA REFLETIR: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela

A Prefeitura Municipal de Aracatu é contra todo e qualquer tipo de discriminação. Junte-se a nós!

Fonte: Ascom – Aracatu