CENSO DEMOGRÁFICO 2022 COMEÇA COM MISSÃO DE ATUALIZAR E AMPLIAR O RETRATO DO BRASIL

O 13º Censo Demográfico começou no dia 1º de agosto, e o seu objetivo é revelar quantos somos, onde estamos e como vivemos;

A pesquisa visitará cerca de 75 milhões de domicílios nos 5.570 municípios do país. Na Bahia, serão visitadas em torno de 5 milhões de residências, nos 417 municípios. Para isso, foram contratadas, em todo o Brasil, por volta de 207 mil pessoas, sendo cerca de 183 mil recenseadores.

Em Aracatu foram contratados 2 agentes censitários, sendo uma agente censitária municipal – ACM e um agente censitário supervisor – ACS e 10 recenseadores. A amplitude da coleta do Censo Demográfico faz dele o único levantamento estatístico que traz resultados em níveis municipal e intramunicipal, ou seja, para distritos, subdistritos e bairros.

Também há temas que só o Censo investiga, como religião, população indígena, deficiência, fecundidade, nupcialidade, migração, deslocamentos para trabalho ou estudo, favelas, entre outros;

Um ponto interessante é que nesta edição, o Censo trará, pela primeira vez, informações sobre quilombolas e diagnóstico de autismo. Irá registrar também as coordenadas geográficas (latitude e longitude) de todos os domicílios visitados.

Todos esses assuntos são pesquisados em dois questionários. Um, mais curto, conhecido como questionário básico, com 26 questões, que todas as residências respondem; outro, completo, conhecido como questionário da amostra ou ampliado, com 77 perguntas, e é respondido por cerca de 20% dos domicílios aqui em Aracatu.

As informações coletadas pelo Censo são essenciais para a elaboração e avaliação de políticas públicas, para o planejamento e tomada de decisões das diferentes esferas de governo, da iniciativa privada e da sociedade em geral, para estudos acadêmicos e científicos, para a representação política e para o repasse de uma série de recursos aos estados e município.

A população poderá responder o questionário do Censo presencialmente, durante a visita do/a recenseador/a, ou, nesse momento, escolher responder pela internet ou por telefone. No primeiro caso (internet), o/a morador/a será cadastrado e receberá, por e-mail, um link com senha. Terá um prazo de 7 dias para responder. No segundo caso, será agendada uma ligação telefônica a ser feita pela equipe do IBGE, para coletar as informações.

Além de ser um ato de cidadania, responder ao Censo é rápido, fácil e seguro! Os recenseadores estão sempre uniformizados, com colete e boné, usam crachá com foto onde existe um QR Code que aponta para um site no qual é possível confirmar a identidade dessas pessoas. Pode ser confirmada também através do número 0800 721 8181 e pelo site respondendo.ibge.gov.br.

Ademais, de acordo com a Lei nº 5.534, de 1968, todas as informações prestadas ao IBGE são absolutamente sigilosas. Elas podem ser utilizadas apenas para fins estatísticos, isto é, não podem de forma nenhum levar à identificação da pessoa que deu essa informação – nem para a Justiça ou a polícia.

O sigilo estatístico é mais rígido inclusive que o imposto pela Lei Geral de Proteção de Dados. Diante disso, contamos com vocês, população Aracatuense, para que juntos com os colaboradores do IBGE, possamos atualizar e ampliar o retrato de Aracatu e do Brasil.

Para mais informações acesse o site oficial do Censo Demográfico – censo2022.ibge.gov.br ou entre em contato através do WhatsApp (77)98151-3523.