AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM 43 TABLETS PARA ATENDER A POPULAÇÃO

A Prefeitura de Aracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta sexta-feira (03), a entrega de 43 tablets para todos os agentes comunitários de saúde (ACS). A cidade adquiriu esses dispositivos pelos recursos próprios.

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACSs, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, também amplia o número de visitações. Anteriormente, esses profissionais efetuavam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas em papel. Após a visita, os agentes ainda precisavam digitar os dados em dois sistemas de informação. Com os tablets, todo esse retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega a Prefeita Braulina Lima, Vice-prefeito Wilber Aguiar, o Presidente da Câmara Municipal, José de Sudário, a Secretária de Saúde, Marcela Amorim e a apoiadora institucional, Chislene Lago.

IMPLANTAÇÃO DO PEC

A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma inovação e exigência do Governo Federal que visa informatizar todas as Unidades Básicas de saúde do país.

Para introduzir o PEC no município de Aracatu, a gestão municipal precisou investir em computadores, impressoras, instalação de cabos de internet, inclusive na zona rural que tem Unidade de Saúde. Além disso, investiu em treinamentos na formação dos trabalhadores da Atenção Básica como: médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, agente de saúde e agora em Tablets.

Fonte: Ascom/ Aracatu