PREFEITURA ORIENTA POPULAÇÃO A REFORÇAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

Novembro é instituído o Mês Nacional de Combate à Dengue. A Prefeitura de Aracatu, por meio do Controle de Endemias, reforça à população a importância dos cuidados com os quintais, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Com o aumento das chuvas, observado durante o verão, a reprodução do mosquito acelera, consequentemente, o número de casos cresce exponencialmente. Assim sendo, o Controle de Endemias do município de Aracatu alerta que os principais criadouros de mosquitos são encontrados nos quintais de casa, em objetos como vaso de planta, balde, bebedouro animal, lona e pneu, bem como em caixas d’água abertas e sem telagem, ralos externos e calhas sujas.

Por isso, é tão importante que os moradores se conscientizem e façam sua parte, realizando vistoria semanal em seus quintais, guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente, após as chuvas. Além disso, o uso contínuo de repelentes é uma das principais armas individuais de combate à doença.

Seguem alguns cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

• Evite o acúmulo de água;
  • Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
  • Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
  • Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;
  • Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;
  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje.

Fonte: Ascom / Aracatu