LOGOMARCA DA PREFEITURA MUDA DE COR EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA

Nas redes sociais, a logomarca da Prefeitura Municipal de Aracatu ganhou tom de rosa em referência ao mês de luta contra o câncer de mama — o Outubro Rosa.

É uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Ela acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Durante todo o mês de outubro, nas redes municipais de saúde em aracatu,serão executadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como a coleta de preventivos, teste rápidos, palestras, solicitação de mamografia, entre outras.

Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, os atendimentos deverão ser agendados previamente, para evitar aglomerações. Além disso, também deverão ser seguidas todas as orientações de prevenção contra o coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre os pacientes e uso de álcool em gel.

🏥 Procure o PSF (postinho) da sua localidade para realizar o agendamento.

➡️ SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

➡️ A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Fonte: Ascom / Aracatu