ESTUDANTE ARACATUENESE DE ESCOLA PÚBLICA ESTUDOU SOZINHO PELA INTERNET E FOI APROVADO EM MEDICINA

Ser aprovado em uma universidade conceituada é o objetivo de muitos jovens e conseguir esse objetivo exige dedicação nos estudos. Em Aracatu, quem realizou esse sonho, após estudar sozinho em casa, foi o estudante Silvanilson Souza Ferreira, 22 anos, que foi aprovado em Medicina na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG).

O garoto falou o segredo de todo o sucesso: a persistência! “No primeiro ano de preparação, em 2016, tive aulas no cursinho presencial gratuito ‘Universidade Para Todos’. Mas anos seguintes tive que estudar em casa mesmo, sozinho, pela internet e com o celular. Comecei a estudar por videoaulas gratuitas pelo Youtube. Anos depois fiz assinatura de um cursinho online. E somente no ano passado me preparei para o Enem realizando somente resolução de questões. Neste período tive vários momento de desânimo e desistência, mas num curto tempo depois animava e voltava a estudar novamente”. Foi assim até ser aprovado entre os cotistas, revelou o jovem.

O mais surpreendente no desempenho de Silvanilson é que ele sempre estudou na rede pública. Realizou todo o Ensino Fundamental I nas Escolas Municipal de Aracatu. Da alfabetização até o 4º ano, estudou na Escola Municipal Rural e no 5º ano, na Escola Municipal São Pedro. E todo o Ensino fundamental II e Ensino Médio estudou no Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos (CECCSS), em Aracatu.

Segundo ele, para quem tem dificuldades financeiras para investir melhor em concursos concorridos, como o ENEM e o Vestibular, a dica é “aproveitar as aulas da escola e também as aulas no YouTube, é importante utilizar os livros didáticos ofertados pela escola e ser autodidata ou estudar sozinho faz a diferença. Pois, estudar é um processo solitário, ativo, de resolver muitos exercícios e escrever muitas redações. É assim que se melhora e aprende de verdade”.

Fonte: Ascom / Aracatu