ARACATU INICIA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CÃES E GATOS

A Prefeitura de Aracatu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, informa que a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começou nesta terça-feira (24), no município. A ação será na sua unidade, desta forma procure a unidade de saúde para obter mais informações sobre o dia de vacinação na localidade.

Devem ser imunizados os cães e gatos a partir dos três meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto). Nem devem ser vacinados animais em período de cio ou amamentando, nem animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e que estejam tomando antibiótico.

Por conta da pandemia do Covid-19, só serão imunizados os animais cujos donos ou tutores estejam com máscaras de proteção facial. Na hora da vacinação, é necessário que os cães estejam usando coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas, é necessário também que o animal não esteja estressado e no caso de ser agressivo, o mesmo deve estar usando focinheira.

A meta da campanha de vacinação é imunizar 100% da população de cães e gatos do município de Aracatu, pois a vacinação dos animais domésticos é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.

SOBRE A DOENÇA
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.

Fonte: ASCOM / Aracatu